segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Beata Imelda Lambertini- patrona da Primeira Eucaristia

Você sabia que as crianças da  Primeira Eucaristia tem uma patrona? Seu nome é Beata Imelda Lambertini! Ela foi uma menina que viveu no século XIV e que desejava ardentemente receber Jesus em seu coração.
Todos os anos no início da preparação da Primeira Eucaristia eu conto para as crianças a história desta menina e consagramos a turma da Primeira Eucaristia a ela para que ela interceda a Jesus pelas crianças.


História da Beata Imelda Lambertini



Imelda Lambertini nasceu na cidade de Bolonha, na Itália, pelo ano de 1322.Como seus pais eram nobres e ricos, nada lhe faltava. Mas esta criança parecia feita para amar só a Deus. A sua brincadeira favorita  era retirar-se a um pequeno oratório no parque da casa paterna, para poder conversar com Deus através da mais fervorosa oração. Quanto gostava de rezar o terço, como sua mãe lhe tinha ensinado, diante do altar de Nossa Senhora.
Para viver mais para o Senhor alcançou de seus pais licencia para seguir a vida religiosa. Com a idade de dez anos apenas, como não era raro nesse tempo, entrou no Mosteiro das Religiosas Dominicanas de Val di Pietra, perto de Bolonha.

Há muito acalentava outro desejo: receber Jesus no seu coração. Mas achavam-na muito pequenina… A inocente menina chorava, quando via as suas companheiras receber Nosso Senhor, enquanto ela ficava sozinha no banco. Certo dia resolveu pedir autorização ao capelão do convento para se aproximar do Sagrado Banquete. O seu desejo não foi atendido, porque naquele tempo não se permitia a primeira comunhão, antes dos 14 anos.
Imelda submeteu-se, mas o seu coração estalava de dor.
Imelda acabava de completar 11 anos.Aproximava-se a festa da ascensão do Senhor e Imelda novamente fez o pedido de receber Jesus. Mas a sua superiora não permitiu que ela recebesse Jesus.
Mas o coraçãozinho de Imelda tão desejoso de Jesus Eucarístico recebeu um grato presente de Jesus: a Eucaristia.No dia 12 de maio de 1333 quando ela rezava ao fundo da Igreja uma hóstia saiu do vaso sagrado, elevou-se e foi parar por cima da cabeça de Imelda. Neste dia então Imelda recebeu sua primeira Eucaristia e as freiras do mosteiro entenderam que Jesus queria morar no coração de Imelda. A sua felicidade foi tamanha que sua alma foi ao encontro de Deus: a primeira Eucaristia de Imelda começou na terra e terminou no céu.




Estas são os catequizandos que no dia 18  dezembro vão receber Jesus pela primeira vez. Que pela intercessão de Maria e da Beata Imelda as crianças neste dia  possam sentir verdadeiramente a alegria de receber Jesus em seus corações.

Oração da Beata Imelda – Patrona da Primeira Comunhão

Abre nosso coração, Senhor, para que possamos compreender a importância da Eucaristia. Tende piedade de nós Senhor, pela nossa indiferença na fila da Comunhão. Aproxima-nos Senhor, do sacramento da confissão, para que possamos Te receber com o nosso coração limpo, livre de nossas faltas, que ele possa ser uma morada agradável ao nosso Senhor Jesus. Não permitais, jamais, Senhor, que te recebamos indignamente. Senhor, piedade de nós e da humanidade inteira. Adoramos-te na Eucaristia e imploramos, por intercessão de Maria e da Beata Imelda, que o Pão do Céu seja para nós: alimento espiritual, remédio para a alma, força na luta contra o mal, consolo nas dificuldades e proteção constante na caminhada terrena. Amém!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário