quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Catequese mistagógica- uma nova proposta de Catequese para os nossos tempos



"Cada vez é mais necessária a mistagogia que conduz ao mistério de Deus. Significa introduzir-nos num mistério que é o maior, mas que conduz a pequenez, que é luz, mas que não cega, que é acolhida , mas que não impõe." - Jon Sobrinho

Mas o que é Mistagogia? Mistagogia é um termo grego que significa "conduzir ao mistério", ou seja a ação de guiar para dentro do mistério. O tema mistagogia aparece em um momento de urgência de renovação da Igreja e das nossas práticas evangelizadoras. Cabe ressaltar que "mistério" não é segredo. Portanto, ser conduzindo ao mistério é encontrar-se com a pessoa de Cristo, acolhendo o designio do Pai(a salvação) na força do Espírito Santo. A experiência cristã, portanto, não é um fiel sentimentalismo vazio, nem um mero aprendizado teórico, mas a experiência viva que leva a pessoa a aderir ao Reino de Deus em comunidade, assumindo a dinâmica renovadora da Páscoa: mistério da morte e ressurreição. 
Portanto se faz necessário que sejamos "iniciados" no mistério, não somente através de Palavras mas através de ações simbólicas, de ritos(celebrações litúrgicas) que tem a função de conduzir para dentro do mistério. Destacamos três caminhos que contribuem para uma catequese mistagógica: a Palavra, a liturgia e a oração.
Não se pode falar de Catequese Mistagógica sem falar em catecumenato. O Diretório Nacional da Catequese afirma: " é a inspiração catecumenal que deve iluminar qualquer processo catequético" (DNC 45). Assim, é a nossa missão construir um itinerário de educação na fé de inspiração catecumenal. Desta forma estaremos favorecendo uma catequese mistagógica.
Para promover uma catequese verdadeiramente mistagógica devemos seguir algumas pistas tais como:
  • Realizar encontros celebrativos
  • Aproximar os catequizandos da liturgia
  • Realizar celebrações catequéticas
  • Realizar celebrações de entrega e ritos de passagem
  • Valorização do tempo litúrgico
  • Conduzir os catequizandos para a participação em atividades evangélico-transformadoras.
Uma catequese verdadeiramente mistagógica necessita de catequistas mistagógicos:catequistas que pela graça do Espírito Santo deixem transbordar de seu interior o encontro decisivo com Cristo e a adesão ao seu Reino contagiando seus catequizandos de amor por Cristo Jesus.Só assim teremos uma catequese mais viva, querigmática, bíblica, orante, celebrativa e mistagógica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário