segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Santo Estevão- Primeiro martir da Igreja Cristã

Santo Estêvão foi o primeiro mártir da história do cristianismo. Era judeu da diáspora e morava em Jerusalém. Fazia parte dos sete diáconos que haviam sido encarregados pelos Apóstolos de assistirem os necessitados da comunidade . O seu martírio assinala a ruptura entre cristianismo e judaísmo. Santo Estêvão foi acusado pelos judeus da diáspora de subverter as leis e os costumes, de criticar as instituições e as estruturas consideradas sagradas - o Templo.
Nos capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos encontramos um longo relato sobre o martírio de Estêvão, que é um dos sete primeiros Diáconos nomeados e ordenados pelos Apóstolos. Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. O seu martírio ocorreu entre o ano 31 e 36 da era cristã. Eis a descrição, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos:
"Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se então alguns da sinagoga, chamados dos Libertos e dos Cirenenses e dos Alexandrinos, e dos da Cicília e da Ásia e começaram a discutir com Estêvão, e não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Subornaram então alguns homens que disseram: 'Ouvimo-lo proferir palavras blasfematórias contra Moisés e contra Deus'. E amotinaram o povo e os Anciãos e Escribas e apoderaram-se dele e conduziram-no ao Sinédrio; e apresentaram falsas testemunhas que disseram: 'Este homem não cessa de proferir palavras contra o Lugar Santo e contra a Lei; pois, ouvimo-lo dizer que Jesus, o Nazareno, destruirá este Lugar e mudará os usos que Moisés nos legou'. E todos os que estavam sentados no Sinédrio, tendo fixado os olhares sobre ele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo".




A nossa Igreja celebra seu dia no dia 26 de dezembro a festa do primeiro mártir da Igreja Cristã. Aprendamos com a vida deste santo a ser fiel até o fim... até mesmo em meio a perseguições


Oração a Santo Estevão

Glória a Santo Estêvão, diácono, cheio do Espírito de Deus! Glória a Santo Estêvão que fostes o primeiro mártir do cristianismo, que morrestes vendo os céus abertos e perdoando os inimigos que vos apedrejavam. Que vosso sangue derramado abençoe meu coração, apagando as brasas das mágoas e ressentimentos! É Jesus quem me pede: "Amai vossos inimigos e fazei o bem a quem vos perseguem". Santo Estêvão, dai-me olhos bons para ver todo o bem de meus inimigos, pois o bom Pai do céu envia o sol e chuva tanto para mim como para os que me prejudicaram. Dai-me forças para louvar a Deus pelas boas qualidades que também eles receberam do alto! Desta forma, aquelas doenças físicas, que são frutos de mágoas e ressentimentos, desaparecerão como a névoa, diante do sol que desponta. Dai-me força para que meu perdão se transforme em bênção para quem me prejudicou e o meu sono será tranqüilo e minha religião, verdadeira. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário