sábado, 7 de janeiro de 2012

Catequese Santo Antônio 2011

O ano de 2011 foi para a Catequese Santo Antônio muito especial... vivemos muitas experiências boas e tivemos muitas vitórias. Foi um ano de muitos desafios, muito trabalho e também muitas conquistas.

A nossa proposta este ano foi apresentar aos catequizandos Jesus como o grande amigo de suas vidas- para isto este ano adotamos o método da leitura orante da bíblia e procuramos "celebrar" com os catequizandos aproximando a catequese da liturgia. Fizemos ao longo do ano várias celebrações, apresentamos aos catequizandos na oração inicial da catequese( sempre antes de ir para a sala de catequese temos meia hora de oração inicial com os catequizandos) temas relacionados a liturgia: cores, tempos, gestos e objetos litúrgicos .

Celebração: A alegria do Senhor é nossa força

 Esta celebração ocorreu em Março na época do Carnaval. Procuramos mostrar para os catequizandos que a verdadeira alegria está em Jesus. Refletimos também sobre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2011.






Celebração da Misericórdia

No final de Abril fizemos na Catequese a Celebração da Misericórdia em comemoração a Páscoa do Senhor e a festa da Divina Misericórdia. Para as crianças do 1º turno ( 4 a 9 anos) falamos sobre a Pessoa de Jesus- que Ele é o nosso verdadeiro herói. Apresentamos para os catequizandos o verdadeiro sentido da Páscoa e falamos da misericórdia e amor de Deus por cada um de nós.










Para os adolescentes do 2º turno celebramos a Misericórdia de Deus e o seu amor sem fim  por cada um de nós.




Coroação de Nossa Senhora

                                             
Como é costume em nossa Igreja o mês de maio é um mês dedicado a Maria- mãe de Deus e nossa mãe. Em maio na catequese além da tradicional coroação a Nossa Senhora, realizamos com as crianças no momento da Catequese um celebração Mariana, onde refletimos sobre o papel de Maria como mãe e intercessora. Fizemos também uma celebração com o tema: Deixai vim a mim- cujo a temática foi a amizade de Jesus para conosco e como devemos cultivar esta amizade com Ele .                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
 



                                                                   
Festa de Santo Antônio- Padroeiro da Comunidade

Em Junho  celebramos a vida do Padroeiro da comunidade : Santo Antônio. Contamos para os catequizandos a vida do nosso padroeiro procurando mostrar a necessidade de buscar a santidade e aprender os exemplos e as virtudes desse santo que é tão querido pelos católicos.  



Festa julina 


Em julho realizamos a festa julina, encerrando o 1º semestre da catequese. Foi uma festa muita animada onde os catequizandos e catequistas puderam celebrar juntos a vida de São João, Santo Antônio e São Pedro. O arraiá da Catequese Santo Antônio teve brincadeiras, danças, comidas típicas,  quadrilha, casamento do Jeca, teve até o concurso da miss Jeca 2011 da catequese com direito a coroa, faixa  e troféu. Confesso que este concurso foi muito disputado mas quem ganhou o troféu abacaxi foi.... Cinthia.





















Celebração dos talentos

No mês de agosto- mês vocacional- o tema da celebração foi o chamado de Deus e os talentos que Ele nos dá para colocar a seu serviço e a serviço do irmão.
Para as crianças do 1º turno (4 a 9 anos) fizemos uma celebração onde meditamos de forma dinamizada a Parábola dos talentos, mostrando que a cada um de nós somos únicos para Deus e a cada um Ele deu talentos especiais para ser usado em seu reino.







Para os catequizandos do 2º turno ( a partir dos 10 anos) realizamos um Ofício Vocacional  no qual meditamos a Palavra de Deus ressaltando o chamado de Deus ,  a diversidade de vocações e como temos usado os nossos dons e talentos a serviço de Deus e da comunidade.






Celebração : A Palavra de Deus-lâmpada para os pés , luz para o caminho

No mês de setembro celebramos a Palavra de Deus- presente de amor de Deus para seus filhos. O texto escolhido para a meditação foi a Parábola do Semeador mostrando para os catequizandos que Deus lança a semente da Palavra para todos nós mas cabe a nós fazer esta semente germinar e dá frutos de amor, paz, humildade, solidariedade, perdão.







  




Confraternização dos catequistas


Um momento que guardamos com carinho do ano de 2011 foi a Confraternização oferecida pelos membros do Conselho Pastoral da Comunidade Santo Antônio... estes momentos levaremos para sempre na memória e no coração.




Celebração da vida

Em outubro o tema da celebração foi a vida. Celebramos a vida de cada criança da catequese procurando mostrar para os catequizandos que a vida é um presente de Deus e que desde que elas estavam no ventre de suas mães Deus já olhava por eles e cuidava de cada um .







Ofício do Pão

Durante o ano de 2011fizemos vários ofícios com os catequizandos do 2º turno ( catequizandos a partir de 10 anos). Em outubro realizamos o Ofício do Pão onde refletimos sobre o Sacramento da Eucaristia reforçando o valor da Eucaristia, centro de nossa fé e alimento para a nossa vida.








Celebração: os dons do Espirito Santo

Em novembro o tema escolhido foi o Espírito Santo e seus dons, fonte de diversidade de talentos e unidade na comunidade.






Para os catequizandos do 2º turno fizemos uma celebração com inspiração crismal  refletindo sobre os dons do Espirito Santo e como esses dons  manifesta em cada um de nós.






Visita das crianças a Igreja- liturgia


Durante todo o ano a Catequese Santo Antônio trabalhou com os catequizandos temas ligados a liturgia: cores, gestos, tempos e por último objetos litúrgicos e o espaço celebrativo com o objetivo de que os catequizandos se familiarizem com a liturgia . Levamos as crianças na igreja de nossa comunidade para que elas conhecessem os objetos que são usados na liturgia, conhecessem o espaço celebrativo- a mesa da Palavra, altar, sacrário- e se conscientizassem da importância do respeito com a Igreja - casa de Deus e local de encontro da comunidade cristã.










Celebração- Vem Senhor Jesus


Em dezembro encerramos o ano catequético relembrando com os catequizandos fatos da vida de Jesus que meditamos durante todo o ano e falando da promessa de Jesus para nós: que um dia Ele irá voltar para buscar aqueles que foram fiéis.






Primeira Eucaristia da Comunidade Santo Antônio

Com a Primeira Eucaristia encerramos as atividades da Catequese em 2011. Foram 11 crianças que receberam Jesus pela primeira vez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário