quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Liturgia- sugestão de peça de fantoches


(Para falar sobre os temas ligados a liturgia criamos um personagem que conversavam com as crianças sobres os temas. Por sermos da Comunidade Santo Antônio associamos este personagem a nosso padroeiro.)


Catequista- Este ano na catequese vamos falar sobre a liturgia. Mas quero chamar alguém para me ajudar e ele tem o mesmo nome do padroeiro da nossa comunidade. Como chama o nosso padroeiro? (deixar as crianças responderem). Isto mesmo seu nome é Antônio, mas ele gosta que o chamemos de Toninho, vamos criançadas chamar o Toninho? (Incentivar as crianças a chamarem Toninho)
Toninho- Olá criançada, tudo bem. Meu nome é Toninho! Sabe por que eu tenho este nome, é porque eu amo um santo legal, que fez muitos milagres e que tem até a fama de ser um santo casamenteiro, o nome dele é Santo Antônio.
Catequista- Toninho eu já te apresentei as crianças, mas o que eu quero mesmo saber é uma coisa! Toninho, você sabe o que dizer liturgia?
Toninho- Deixa-me eu pensar um pouquinho... ah! Já sei. Mas vou precisar da sua ajuda também e das crianças. Quem vai me ajudar?
Catequista- Como vai ser isto... você me explica?(O boneco cochicha no ouvido da catequista)
(Neste momento o catequista escolhe algumas crianças e propõe a dinâmica do balão: a cada criança escolhida é dado um balão colorido. Ao sinal do catequista as crianças terão que jogar os balões para cima e não deixar cair. A medida que vai passando o tempo as crianças vão sendo retiradas e a que ficar não pode deixar os balões cairem.)
Tonico- Você sabe o que as crianças acabaram de fazer?
Catequista- Jogaram as bolas para o alto e não podiam deixar cair.
Tonico- Mas isto é uma ação, um movimento onde todas as crianças tiveram que fazer sua parte para que as bolas não caíssem. E na hora que as crianças foram sendo  tiradas o que aconteceu?
Catequista- Foi ficando mais difícil para a criança sustentar os balões no ar e os balões foram caindo.
Tonico- À medida que as crianças foram sendo tiradas as que iam ficando tinham que suar a camisa para manter a bola no ar, elas tiveram que movimentar o corpo fazer uma ação. Liturgia é a ação, a participação do povo de Deus para celebrar ao nosso querido Deus que deu seu filho Jesus para nos salvar.
Catequista- Ah! Por isso é que as bolas foram coloridas. Por que  quando nos reunimos para celebrar na santa missa todos celebram juntos. O padre, os leitores, cantores e ministros. Mas também todo povo de Deus. Por isso quando participamos da celebração da missa devemos participar cantando,ouvindo as leituras e  prestando atenção no que o padre tem para nos falar, juntamente com toda a comunidade.
Tonico- Criançada, vamos todos falar juntos bem alto para guardamos em nosso coração- liturgia é a ação do povo de Deus para celebrar o nosso Deus. ( as crianças repetem  estas palavras )
Catequista- Obrigada Tonico por você ter nos explicado o que é liturgia, mas agora é hora de nos despedirmos... E sempre quando precisarmos estaremos chamando você para nos ajudar.  Tchau!
Tonico: Beijos em todas as crianças da catequese e até mais quando eu voltarei para explicar mais sobre liturgia. Adeus!
Para que os catequizandos assimilassem o conceito de liturgia utilizamos de expressão gestual. A cada parte da frase era associada um gesto :
Liturgia: as crianças batem palmas
ação: as crianças fazem o gesto de correr no lugar
do povo de Deus: as crianças apontam uma para as outras indicando que elas são povo de Deus
para a celebração: as crianças levantam as mãos e balançam (palmas em libras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário