sábado, 28 de janeiro de 2012

Livro sem palavras- As cores liturgicas - Sugestão

O Livro sem palavras é um recurso muito utilizado na Evangelização das crianças.Ele nos permite passar a mensagem de forma simples, clara e objetiva. Originalmente ele foi usado para transmitir o Projeto de Salvação para as pessoas, mas ele também pode ser usado para transmitir outros conhecimentos. Na apresentação do Livro sem palavras comece sempre procurando descobrir o nome dos catequizandos e chamá-los pelo nome durante a apresentação.  Permita que a criança dialogue com você enquanto ensina passo a passo, cor a cor. Sempre compartilhe com oração e entusiasmo, lembrando que este é o Caminho da salvação para o seu catequizando.

Este é um recurso que é bastante utilizado na catequese Santo Antônio. Para apresentarmos as cores litúrgicas para as crianças utilizamos também este recurso.

Material necessário: confeccione um livro sem palavras com as cores litúrgicas.

Desenvolvimento:
Utilizamos este recurso com as crianças de 04 a 09 anos na catequese (1º turno) na oração inicial. Na primeira apresentação apresentamos somente as cores para que as crianças conhecessem cada uma. Em uma segunda apresentação já mostramos o verso do livro que possui figuras que ensinam quando as cores litúrgicas são usadas na liturgia.

Roteiro:

Prestem bastante atenção crianças porque agora vou apresentar para vocês um livro diferente. Este livro não tem palavras. Mas se ele não tem palavras como faremos para entender sua mensagem? (deixar as crianças falarem) . Mas tem alguém que pode nos ajudar a entender a mensagem que este livro tem para nós ... o Espírito Santo.
Cantar com as crianças a seguinte música:
Abra a minha inteligência, Espírito Santo amigão/ acalme meus pensamentos, ilumine minha razão/ aumente com a catequese, o amor em meu coração/ por Jesus pela mãe Igreja e é claro por meus irmãos.




1ª pagina: Crianças que cor é esta? (cinza). Imaginem vocês se o mundo fosse todo cinza. Se o céu não fosse azul, se as folhas das árvores não fosse verde e se o arco-íris não tivesse as lindas cores fosse cinza , como seria este mundo ele seria bonito ou feio? (deixar as crianças darem sua opinião)




2ª página: Mas Deus em sua infinita bondade pensou em fazer um mundo lindo cheio de cores para seus filhos. Ele sabia que as cores despertaria em seus filhos a alegria, o amor, a esperança.  Veja como esta página é colorida, cheia de cores . Temos verde, amarelo, roxo, vermelho, tudo junto e misturado. Assim é o mundo Deus o pintou cada coisa de uma cor e é por isso que ele é tão lindo deste jeito.


3ª página:   Deus também inspirou os homens a utilizarem as  cores na liturgia. Quando você vai a Igeja, na missa você já percebeu que no altar as toalhas está de um a cor e que a roupa do padre está com uma cor igual? E se você for a Catedral, no Santuário ou aqui em nossa Igreja a cor será a mesma? Essas são as cores litúrgicas. A Igreja escolheu algumas cores para serem utilizadas na liturgia e cada uma delas é utilizada em um momento do tempo litúrgico.
A primeira cor é a ? (cada página que for serem apresentadas você deverá pedir aos catequizandos que falem o nome da cor para que eles possam assimilar a cor). Muito bem , o roxo. Esta cor é utilizada na nossa Igreja simbolizando  a minha vontade de fugir do pecado e andar juntinho de Deus, ou seja, arrependimento, contrição.



4ª página: Temos mais uma página deste livro sem palavras . Esta página nos fala de um sentimento que todos gostamos de ter. Que sentimentos que vocês gostam de ter no coração? (deixar as crianças falarem). Na liturgia temos esta cor que se chama róseo e ela significa alegria, porque já ficamos com o nosso coração cheio de alegria , pois  estamos esperando por uma grande notícia! Vocês sabem que notícia é esta: que no natal Jesus vai... (nascer) e na Páscoa Jesus vai ... (ressuscitar).




5ª página: Agora só de olhar já fiquei com meu coração cheio de paz, porque esta página transmite paz, porque ela está com a cor? (branca). Esta cor também é utilizada na liturgia para simbolizar vitória, pois Jesus venceu a morte... aleluia. Simboliza paz, pois Jesus nasceu na gruta de Belém para nos dá a paz. Significa também pureza pois devemos ter  o nosso coração bem branquinho e buscar sermos bons e santos como Jesus é santo.



6ª página: Esta página é toda vermelha. O que nos lembra esta cor(deixar as crianças falarem- amor, coração, sangue, fogo). Ela também é usada na liturgia e nos lembra da maior prova de amor, quando Jesus morreu na cruz e deu seu sangue(vermelho)  para nos salvar. Mas além de ser a cor do sangue é também a cor do fogo do Espírito Santo.



7ª página: Mais uma página deste livro e esta página é que cor? (verde). Esta é a cor da natureza, da vida, da esperança. Ela é usada na liturgia para simboliza a nossa vontade de crescer como uma árvore cada dia no conhecimento e no amor de  Jesus.

Agora eu quero ver quem guardou as cores que usamos na liturgia: (roxo, róseo, vermelho, branco e verde)  . Muito bem, vocês são nota 1000!


Este livro foi apresentado em duas etapas: na primeira só falamos sobre as cores para que fixassem quais eram. Na segunda apresentação relembramos sobre as cores e mostramos o verso das páginas, com figuras que indicavam quando essas cores eram utilizadas e símbolos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário