sexta-feira, 27 de abril de 2012

Páscoa- As duas páscoas



Na semana após a Páscoa realizamos na catequese uma dinâmica sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. Procuramos com esta dinâmica conscientizar os catequizandos que o verdadeiro sentido da Páscoa é Cristo ressuscitado. 

" Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós" ( 1Cor5, 7B)







Material necessário: cesta, visuais enrolados em papeis celofone colorido (tipo embalagem de ovo da páscoa)
Desenvolvimento: (Mostrar a cesta para os catequizandos) Vejam, o que temos aqui? (deixar os catequizandos falarem) Uma cesta e parece que tem presentes nela, são parecidos com ovos, aqueles que recebemos na Páscoa não é mesmo! Estes ovos vão nos ensinar hoje na catequese uma lição muito importante sobre o que é a verdadeira Páscoa. 
Crianças, o que é a Páscoa? (deixar as crianças responderem) Quando fala de Páscoa o que vocês lembram?
Mas vocês sabiam que existe dois tipos de Páscoa? Algumas pessoas comemoram um tipo de Páscoa enquanto outras comemoram outro tipo! 
Mas existe uma diferença entre as duas: uma é falsa deixa o verdadeiro sentido de lado a outra é verdadeira tem um real significado. Você quer aprender então preste bastante atenção:

Cantar a música: Abra minha inteligência, Espírito Santo amigão/ acalme meus pensamentos, ilumine minha razão/ aumente com a catequese o amor em meu coração/ por Jesus, pela mãe Igreja e é claro por meus irmãos.
Vamos prestar bastante atenção nesta linda lição:

(A medida que for explicando os ovos com as figuras vão sendo abertos)

Animal da Páscoa

(Mostre  lado a  do cartaz) - O que temos aqui? (deixar as crianças falarem) Isto mesmo um coelho. Um animal que é muito falado no tempo da Páscoa, como símbolo da Páscoa significa fertilidade, pois os coelhos tem muitos filhotinhos de uma única vez e após a ressurreição de Cristo os cristãos (seguidores de Cristo) se multiplicaram. Na época da Páscoa as pessoas só falam no coelho que ele vai trazer muitos ovos, os comerciais só trazem a figura do coelho, as pessoas cantam música do coelho. E ai que está o problema de pensarmos que este é o único sentido da Páscoa: o coelho. Mas a Páscoa é muito mais que isso, não é crianças!!!!


(Mostre o lado b do cartaz)- Mas a Páscoa tem um outro animal além do coelho e este animal poucas pessoas falam nele, mas ele também tem um significado muito importante. É o cordeiro e ele nos lembra a primeira Páscoa. Vocês sabem que no tempo de Jesus as pessoas já comemoravam a Páscoa. Nesta primeira páscoa o povo comemorava a libertação da escravidão do Egito. Deus por meio de Moisés pediu que o faraó libertasse o povo de Israel da escravidão. Mas faraó era muito teimoso e não quis obedecer, então Deus mandou dez pragas. Então a última praga foi que todo filho primogênito(primeiro filho) seria morto  e quem passasse na porta o sangue de um cordeiro Deus iria proteger.O cordeiro é o símbolo desta Páscoa. Aquele Cordeiro que foi morto, para que seu sangue fosse passado na porta livrasse o primogênito daquela casa, era um símbolo de Jesus, que viria ao mundo para morrer por nós. João Batista disse a respeito de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". ( Jo 1:29) 



O alimento da Páscoa

(Mostre o lada a do cartaz)- Quem comeu ovo de chocolate nesta páscoa? (deixar as crianças responderem). Sem dúvida nenhuma é uma delícia. Mas vocês acreditam que tem crianças e até mesmo pessoas adultas que se não comerem ovo de chocolate na páscoa acham que a páscoa não aconteceu. E choram e pegam pirraça e entristecem o coração de Jesus pois não reconhecem o seu sacrifício na cruz para nos salvar. Que triste! E vocês crianças também pegam pirraça quando não comem ovo de chocolate na Páscoa?




(Mostre o lado b do cartaz)- Temos aqui dois alimentos conhecidos que fazem parte da verdadeira Páscoa : o pão e o vinho. Mas o que tem a ver pão e vinho com a Páscoa? (deixar os catequizandos falarem).Jesus um dia convidou os seus discípulos para uma ceia (um jantar) e preparou pão e vinho. Então ele pegou o pão partiu, abençoou, deu aos discípulos e aquele pedaço de pão se transformou em corpo de Cristo. Do mesmo modo pegou o vinho, abençoou, deu aos discípulos e aquele vinho não era mais vinho, mas sangue de Cristo. Isso acontece também até hoje, quando isso acontece? Na santa missa, quando o padre fala as mesmas palavras de Cristo e faz o mesmo gesto e podemos em cada missa receber Jesus na Eucaristia. (Mostre novamente o lado a e depois o lado b). O alimento-símbolo da Páscoa comercial é o chocolate. Na Páscoa bíblica vemos dois alimentos o pão e o vinho, que simbolizam o sacrifício de Jesus Cristo em nosso lugar.


Atividade da Páscoa

(Mostre o lado a do cartaz)- Tem pessoas que ficam doidas para a semana santa chegar, mas vocês acham que é para participar desta semana nas celebrações da igreja... não, não ,não, não. É para descansar, dormir até tarde e nem se lembrar de Jesus. Se viajam para outra cidade nem procura saber se naquele local acontece celebrações da Semana Santa. Que triste! Pedem a oportunidade de ficar mais perto de Jesus.


(Mostre o lado b do cartaz)- Esta figura nos mostra Jesus orando. Jesus antes de ser entregue para ser condenado e morto orou no jardim pedindo a Deus -Pai que o ajudasse naquele momento. Aprendemos com Jesus então a ter uma atitude muito importante na Páscoa que é a oração. Como podemos então demonstrar esta atitude? (Deixar as crianças falarem) Participando das missas, celebrações e procissões na semana santa. Mas não só na semana santa é claro, mas sempre pois a oração nos faz ficar mais pertinho de Jesus. Páscoa é momento de orarmos e agradecermos por esta grande prova de amor que Jesus nos deu: morrer na cruz para nos salvar!Mostre novamente o lado a e depois o lado b). Hoje a Páscoa para muitos é tempo de descansar, de não fazer nada. Porém, na Bíblia lemos que, para Jesus, foi a ocasião de realizar uma importante missão: dar a Sua vida para nos salvar. Jesus orou para estar preparado. Nós também podemos orar agradecendo pelo que Ele fez por nós.


O sentimento da Páscoa

(Mostre o lado a do cartaz)- O sentimento que temos na época da Páscoa é de felicidade e alegria, pois a morte não segurou Jesus: depois de 03 dias Jesus ressuscitou. Este é o verdadeiro significado da Páscoa e o sentimento que temos ter é de alegria. Mas tem pessoas que na Páscoa se esquecem do verdadeiro significado e até desejam "Feliz Páscoa" para as pessoas, mas sabe por que? Porque vêem todas as pessoas desejando, mas dentro de seu coração nem sempre tem a alegria que a verdadeira Páscoa nos traz! Só pensam no coelho, no ovo da Páscoa, no feriado. 



(Mostre o lado b do cartaz)- Na cruz Jesus doou a própria vida por cada um de nós( falar o nome de algumas crianças da catequese). Na cruz Ele pagou o preço por mim e por você sabe para que? Para que tivéssemos a vida eterna. O sentimento que devemos ter na Páscoa é o de gratidão; agradecer a Deus por esta linda prova de amor. Outro sentimento é o da alegria pois Cristo ressuscitou e para completar não podemos esquecer do amor ao nosso irmão . Da mesma forma que Deus por amor doou a própria vida para nos salvar devemos também doar a nossa vida para os nossos irmãos. E como podemos fazer isso, doar a nossa vida; será que também devemos morrer em uma cruz? (criar um clima de expectativa). Não, podemos doar a nossa vida com gestos concretos de amor, partilha, solidariedade (ir citando gestos segundo a realidade da criança). E quando formos desejar "feliz Páscoa" não vamos desejar de qualquer jeito, mas vamos colocar um sorriso no rosto, estampar a alegria na cara e dizer assim " Feliz Páscoa, pois temos um Deus que nos ama e nos deu a salvação!!!"




O presente da Páscoa

(Mostre o lado a do cartaz)- Na páscoa se tem o costume de dar presentes aquelas pessoas que amamos: chocolate, coelhinhos de pelúcia, cestas de chocolate, cartão... é muito bom receber presente não é mesmo! Mas tem algumas pessoas que se não recebem presente ficam tristes, desanimadas. Você já se sentiu assim também? (deixar as crianças falarem). Mas fiquem sabendo que na Páscoa celebramos o maior presente que qualquer pessoa poderia ganhar! Nem  um milhão  de reais se compara a este presente. Será que presente maravilhoso é este, minha gente!



(Mostrar o lado b do cartaz) - Na Bíblia no evangelho de João nos diz:  "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito para que todo que n'Ele crê não pereça, mas tenha vida eterna." Deus ama você. Ele quer te dar o presente da Salvação! Jesus é o Cordeiro de Deus que veio para nos libertar do pecado.Não tem maior presente do que este e na Páscoa ao celebrarmos a Ressurreição de Jesus celebramos a vida eterna que recebemos com a sua doação na cruz. (Mostre novamente o lado a e o lado b). A Páscoa comercial nos mostra como é bom receber. A Páscoa bíblica nos mostra que um dia Deus deu Seu Filho, e hoje a cada dia  Ele que dar-lhe o presente da Vida Eterna.


O vazio da Páscoa 

(Mostre o lado a do cartaz)- Olhe o rosto desta criança será que ela está feliz ou triste? (deixar os catequizandos falarem). Ela não está alegre não, ela está triste sabe por quê? porque ela não entendeu o verdadeiro sentido da Páscoa. Muitas vezes quando chega o domingo de Páscoa, todos já comeram tanto chocolate que estão enjoados; alguns estão até mais gordinhos mas, mesmo assim continuam vazios e tristes. Você já se sentiu assim depois de uma festa que estava vazio e triste? Se você se senti assim é porque sua alegria é passageira e só dura enquanto você está se divertindo. Isto acontece porque não damos lugar em nosso coração para Jesus entrar e Ele  o Único que pode nos dar a verdadeira alegria. Que pena esta criança não entendeu o verdadeiro sentido da Páscoa e não deixou Jesus entrar em seu coração!


(Mostre o lado b do cartaz)- Esta figura nos mostra que o túmulo ficou vazio ao terceiro dia Jesus ressuscitou e hoje Ele vive em nosso coração, por isso podemos dar um grito bem forte de "Aleluia, Jesus ressuscitou!". Toda a tristeza daquela Páscoa se tornou alegria. Hoje Jesus está vivo e Ele é o caminho, a verdade e a vida. Não chegaremos ao Pai do céu a não ser por Ele. Jesus quer entrar em sua vida e ser seu melhor e verdadeiro amigo, mas para isso devemos abrir o nosso coração e deixar Jesus ressuscitado entrar em sua vida e levar Jesus para a vida de todas as pessoas, só assim o mundo será mais feliz!



(Neste momento procure fazer com os catequizandos uma oração espontânea de agradecimento por este lindo gesto de amor de Jesus por cada um de nós e também uma oração de entrega levando  os catequizandos a se comprometerem com Jesus ressuscitado) 

Conclusão

(Ao final mostrar novamente todos os ovos relembrando de forma simplificada o que foi dito durante a dinâmica)




Esta é uma das Páscoas. A Páscoa comum, comercial, que a maioria das pessoas conhece e que vemos em toda parte e até na TV. (aponte para cada visual enquanto você fala) : (1) É a Páscoa que apresenta coelhinhos de todo tipo. (2) É a Páscoa que diz que você precisa comer muito chocolate. (3) É a Páscoa que sugere que você não faça nada, descanse e aproveite os feriados. (4) É a época de desejar centena de vezes FELIZ PÁSCOA, mas sem entender o verdadeiro sentido da Páscoa. (5) Nesta época de Páscoa comercial criou-se um costume novo, fazendo as crianças desejarem ganhar presentes nesta época, como no Natal. (6) Porém, no final, ela deixa uma sensação de vazio. Acabou!

A Páscoa que a Bíblia apresenta é bem diferente (vire cada ovo à medida que fala dele.) (1) A Bíblia conta como o cordeiro foi morto no Egito e seu sangue na porta salvou o primogênito de cada lar hebreu; e como Jesus, o Cordeiro de Deus, é quem pode nos salvar. (2) A Bíblia conta que Jesus comemorou a Sua última Páscoa com os discípulos, explicando-lhes que ia morrer e derramar Seu sangue para salvar a muitos e naquela última ceia instituiu a Eucaristia que até hoje celebramos na santa missa (3) Também lemos na Bíblia que Jesus não descansou, mas entregou  a Sua vida na cruz  por nós. Para se preparar Ele passou a noite acordado, orando. Devemos  Páscoa a exemplo de Jesus também rezar agradecendo o que Ele fez por nós e também participar das celebrações da Semana Santa. (4) Jesus não passou uma noite muito feliz. A Bíblia diz que Ele orou em agonia e depois foi maltratado e sofreu muito, por amor a nós. Ele foi crucificado no meu e no seu lugar. Só quem tem Jesus pode ter uma feliz Páscoa. (5) O maior presente que Deus nos deu foi Seu filho, que morreu por nós. E a Bíblia diz que todos que recebem Jesus ganham o presente da Vida Eterna. (6) Jesus pode nos salvar porque Ele não ficou morto. Seu túmulo ficou vazio; Ele ressuscitou.Você já recebeu o presente da Vida Eterna? Então, agora pode contar para os outros sobre a verdadeira Páscoa, a Páscoa bíblica, a Páscoa que apresenta Jesus.

(Esta dinâmica foi retirada e adaptada  do Blog TiaAlê) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário