domingo, 21 de abril de 2013

Gincana Semana Santa

Postaremos uma sugestão de uma gincana que utilizamos para relembrar as celebrações acontecidas na semana santa. Realizamos esta gincana na semana depois da semana santa com o objetivo de compreendermos cada momento celebrativo vivido pelos cristãos católicos nesta semana tão importante da nossa Igreja.
 
(Divida o grupo em duas equipes e escolha um lider para cada equipe)
 


Acolhida: Prepare um ambiente acolhedor. Pode ser colocado em destaque símbolos ligados a semana santa. Comece com uma música de louvor lembrando a ressurreição de Cristo na Páscoa. Recorde a semana santa com os catequizandos e pergunte como cada um viveu esta semana. Falar que a semana santa é um tempo que nos convida a refletir sobre o grande mistério de nossa fé: a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Oração inicial: Faça uma oração espontânea invocando o Espírito Santo.

Gincana

1ª prova (valor 5 pontos)- Entregue a cada equipe uma folha de sulfite e o membro da equipe terá 2 minutos com a ajuda dos demais membros da equipe de escrever celebrações que acontecem na semana santa. Ganha a equipe que escrever o maior número de celebrações.

2ª prova (valor 1 ponto por cada acerto) Símbolos da Páscoa
Entregar a cada equipe um envelope contendo alguns símbolos da páscoa. Um representante da equipe terá que desenhar e os demais membros tentar adivinhar, a cada acerto a equipe ganha 1 ponto.
Envelope 1- Cordeiro- pão- cruz- círio pascal- girassol
Envelope 2- Coelho- uva- tumulo vazio- ovo- peixe

(Neste momento aproveite para explicar de forma suscinta o significado dos símbolos da páscoa)

Prova relâmpago- (valor 4 pontos)

 A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ganha 4 pontos a equipe que trouxer primeiro o símbolo desta celebração.
( Esconder no ambiente previamente o ramo)

3ª prova- Achar a passagem bíblica ( valor 8 pontos)- Tríduo pascal

Escolher dois participantes de cada equipe e entregar a cada dupla um apito e uma bíblia. Serão faladas passagens bíblicas utilizadas nas celebrações litúrgicas  do tríduo pascal. A equipe que achar primeiro deve apitar e ler o trecho bíblico. Quem tiver o maior número de acertos ganha os pontos.

Na liturgia o Tríduo Pascal é ponto culminante: "não se trata de um tríduo preparatório para a festa da Páscoa, mas são três dias de Cristo crucificado, morto e ressuscitado. Tem início na celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, na missa vespertina, terminando com a vigília pascal.
1- Quinta feira-santa ( missa do lava-pés e instituição da Eucaristia e Ordem) - João 13,4-5
2- Beijo da cruz ( neste dia não se celebra a missa, somente a celebração do beijo da cruz)- Isaias 53,7-9
3- Vigília pascal ( é a mãe de todas as celebrações litúrgicas) Lucas 24,7-9

4ª prova- Perguntas e respostas ( 1 ponto para cada acerto)

Serão feitas algumas afirmações. Se a afirmação for correta a resposta será com certeza. Se estiver errada fala sério. A cada acerto a equipe ganha um ponto e se nos casos das afirmações incorretas se o participante  souber apontar onde está o erro ganha mais dois pontos.

1- A semana santa inicia-se na Quarta-feira de cinzas e se estende até o Domingo da Páscoa.(Fala sério a semana santa inicia-se no Domingo de Ramos)

2-no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. ( Com certeza)

3- No domingo de Ramos acontece a benção dos ramos. A cor litúrgica  utilizada neste dia é o verde. ( Fala sério, a cor utilizada é o vermelho)

4- A Quarta-feira Santa é marcada pelo encontro de Jesus com Maria Madalena. Acontece a procissão do encontro e é feito o sermão do encontro. ( Fala sério, Jesus se encontra é com Maria sua mãe.)

5- O ponto culminante da semana santa é o Tríduo Pascal, que tem início na celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa  terminando com a celebração da vigília pascal. ( com certeza)

6- A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do amor de Deus pela humanidade. ( com certeza)

7-Na sexta-feira santa celebramos a missa mais importante do ano, a missa do Beijo na cruz. ( fala sério, a Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que não celebramos missa, celebramos a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo)

8- Na Sexta-feira Santa fazemos a Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado numa cruz para nos libertar do pecado. (com certeza)

9- Jesus foi crucificado no meio de dois ladrões que se arrependeram na hora da morte. (fala sério, somente um se arrependeu e pediu para Jesus se lembrar dele quando estivesse no paraíso. Jesus falou que, naquele mesmo dia eles estariam juntos no paraíso)

10- Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas a vigílias e o coração do Ano litúrgico. ( com certeza)

11- No domingo de Páscoa comemoramos o acontecimento mais importante de nossa fé: o nascimento de Jesus Cristo. ( fala sério, comemoramos a ressurreição de Cristo)

Prova surpresa: (10 pontos) Quem cantar uma música utilizadas nas celebrações da semana santa ganha 10 pontos.

5ª prova-( 20 pontos)  Entregar a frase abaixo recortada e pedir aos catequizandos que montem. A equipe que mais se aproximar da frase ganhará os pontos.

Páscoa significa a passagem da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. A Páscoa é a festa mais importante para a Igreja Católica, pois nela se celebra o mistério da salvação. Onde os cristãos celebram a ressurreição, após a morte e crucificação, de Jesus Cristo.

(Divida a frase de acordo com as cores)

Termine esta gincana falando aos catequizandos da importância de vivenciar esta semana tão importante na nossa Igreja, que temos que ser cristãos que vive a fé de forma comprometida em comunidade.

No Blog Jardim da Boa Nova existe uma outra sugestão de gincana da semana santa que originou esta gincana que postei acima. Abaixo o link para você conferir:

Jardim da Boa Nova
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário