quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sugestão de história utilizada na missa com crianças

Gif abelhinha
 Para transmitirmos a mensagem do Evangelho aos participantes da missa com crianças utilizamos a história abaixo sobre duas abelhinhas: Zumzum e Zazá. Para dinamizar esta história utilizamos personagens feitos de EVA ( fotos abaixo) :
 
 
 
Em um lindo jardim cheio de lindas flores perfumadas e coloridas moravam muitos insetos: formiguinhas, borboletas, joaninhas e é claro lindas abelhinhas.Das inúmeras abelhinhas que ali moravam as mais sapequinhas eram Zumzum e Zazá. Eram abelhinhas graciosas e sempre que iam no jardim fazer o seu trabalho as flores sorriam e as cumprimentavam:
Flores: Bom dia Zumzum, bom dia Zazá! Colham o pólen necessário, façam mel docinho, espalhem sobre o jardim o pólen e logo este jardim estará lindo cheio de flores!
Zumzum: Isso, isso, isso... temos que trabalhar, temos que trabalhar e deixar este jardim lindo... vamos depressa, depressa!
Zazá: Calma, calma Zumzum. Um pouquinho que pararmos para ouvir os nossos amigos não vai nos atrapalhar!
Narrador: Vocês já perceberam eram totalmente diferentes! Todos ali no jardim sabiam do temperamento, ou seja, do jeitinho de cada uma! Apesar de andarem juntinhas sempre elas eram bem diferentes. Zumzum era uma abelhinha elétrica, nunca parava, sempre estava trabalhando! Já Zazá era tranquila, mais calma, parava para ouvir os animais a sua volta , observava a natureza!  Neste momento então chegou a borboleta com uma grande novidade... iria passar pelo jardim o Mestre Caracol, ele era o mais sábio de todos. Então todos os insetos começaram a se preparar para receber o Mestre Caracol , pois ele era um grande amigo de todos os insetos , por isso todos estavam ansiosos pela sua chegada!
Zazá: Vamos Zumzum, o Mestre Caracol já está chegando ... por este momento largue o trabalho e vamos acolher o nosso amigo, depois voltamos e fazemos o trabalho!
Zumzum: Não tenho que trabalhar... espalhar o pólen separar o néctar, pois eu quero levar para o Mestre Caracol um mel bem docinho. Precisamos servi-lo com muito amor!
Narrador: Entao Zumzum ficou a fazer suas tarefas e Zazá escolheu a melhor parte acolher e ouvir o Mestre Caracol. O mestre Caracol chegou e foi uma grande alegria no jardim todos os insetos ficaram felizes e Zazá se apressou para ficar bem pertinho para ouvir melhor suas palavras e aproveitar a sua amizade. Mas o Mestre Caracol sentiu falta de Zumzum e perguntou:
Mestre Caracol: Onde está Zumzum... estou sentindo falta dela?
Zazá: Ela está atarefada Mestre Caracol. Ela que lhe trazer um delicioso pote de mel por isso está a trabalhar!
Mestre Caracol: Fico feliz com o carinho de Zumzum por mim, mas neste momento eu queria apenas a sua companhia pois não vou ficar muito tempo neste jardim.
Narrador: A hora chegou e o Mestre Caracol se foi.  E a abelhinha Zumzum quando chegou não encontrou mais o mestre Caracol e não pode acolhe-lo e compartilhar de sua amizade. Então ela começou a refletir em seu coração:
Zumzum: Por que me preocupei com tantas coisas , pois neste momento o mais importante era parar e ouvir o Mestre Caracol.
Narrador: Pois é Zumzum com sua preocupação em receber o Mestre Caracol com mel esqueceu de ter a atitude simples de parar e simplesmente acolher o Caracol apenas parando para ouvi-lo. Então Zazá entregou a Zumzum um bilhete deixado pelo Mestre Caracol que dizia assim:
Querida Zumzum te agradeço por se preocupar por mim e por querer me oferecer o seu melhor, sei que este é o teu jeito de me receber! Mas minha querida amiga neste momento eu queria apenas ter você pertinho de mim.  Um dia eu volto ! Mestre Caracol.
Muitas vezes somos assim também : ficamos preocupados em fazer muitas coisas e esquecemos de parar para ouvir o Senhor. Jesus pede de cada um de nós que aprendamos a unir a nossa ação a nossa oração.
 
Gif abelhinhaGif abelhinha
Gif de flor Gif de flor Gif de flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário