quinta-feira, 17 de abril de 2014

A liturgia da semana santa- missa do crisma

Na quinta-feira santa acontece, na maioria dos lugares pela manha, uma celebração maravilhosa chamada Missa da unidade crista ou missa do crisma. Neste dia cada Bispo reúne o seu clero e celebra a Missa da renovação do sacerdócio, pois neste dia Jesus instituiu o sacerdócio católico e a sagrada Eucaristia.




Esta celebração nos leva a meditar na unidade de nossa Igreja e na pessoa dos sacerdotes, que são membros fundamentais da Igreja. Na renovação das promessas sacerdotais os padres e diáconos são chamados a reinflamar o ardor da vocação para que sejam sempre firmes na sua missão.



Neste dia também é feita também a benção dos óleos . O motivo se deve ao fato de ser este o ultimo dia em que se celebra a missa antes da vigília pascal. Na Igreja primitiva o Batismo, a eucaristia e a crisma só aconteciam na Vigília Pascal. Mas por que óleo? O óleo tem a finalidade de fazer brilhar o rosto( Sl 103,15), é o símbolo da alegria (Sl 44,8). Penetrante, sua unção significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética.

São abençoados os seguintes óleos

Óleo do Crisma- Uma mistura de óleo e balsamo, significando a plenitude do Espirito Santo, revelando que o cristão deve irradiar " o bom perfume de Cristo" . Este óleo é usado no sacramento da Confirmação para viver como adulto na fé, é o único óleo que é perfumado. Também é utilizado em outros atos consacratorios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar. A cor que representa este óleo é o branco ouro.

Óleo dos catecúmenos- Este óleo é usado no batismo. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra nos catecúmenos, o liberta e o prepara para o nascimento pela agua e pelo Espirito Santo. Sua cor é o vermelho.

Óleo dos enfermos- Este óleo é usado no sacramento da unção dos enfermos. este óleo significa a força do Espirito Santo para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor, inclusive a morte. Sua cor é roxa.

A missa se encerra com a distribuição da eucaristia e depois é distribuído os santos óleos para as paroquias da diocese. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário