sexta-feira, 18 de abril de 2014

A liturgia da semana santa- Sexta- feira santa ou Paixao do Senhor

A Paixão do Senhor, profeticamente, celebrada na Missa na Ceia do Senhor, profeticamente celebrada na Missa na Ceia do Senhor, desdobra-se na celebração da Sexta-feira santa.

Este é o dia de silencio, jejum e oração e de profundo respeito diante da morte do Senhor.  Em relação a sexta-feira santa é preciso resgatar a celebração da Paixão do Senhor pela grande celebração da Palavra de Deus. Neste dia são muito apreciadas as vias-sacras e encenações, no entanto, o povo ainda não atinou com o sentido da celebração da Paixão e Morte de Jesus através da grande e modelar celebração da Palavra.
As 15 horas, horário em que Jesus foi morto e celebrada a principal celebração do dia- a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes- liturgia da Palavra, adoração de Cristo na cruz e rito da comunhão.
Nesta celebração não adoramos a cruz como um objeto de madeira, mas adoramos o Cristo pregado na cruz. Depois deste momento não há mais comunhão, nem celebrações. O templo fica fechado ate que seja realizada a celebração da Pascoa, no sábado santo.


Oficio das trevas


O oficio das trevas é um antigo oficio litúrgico muito apreciado por toda a Igreja. Ele juntava lições e salmos em um belíssimo texto retirado de um breviário e rezado junto com a comunidade. Chama-se oficio das trevas porque ao longo do Oficio iam-se apagando as luzes da igreja que terminava em escuridão.
O oficio das trevas mostra de forma bastante clara, a figura do servo sofredor  e nos leva a meditar sofre os seus sofrimentos de sua Paixão e morte na cruz.


Sermão das sete palavras


Lembra-se das ultimas palavras de Jesus, no calvário, antes de sua morte:
" Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem..."
" Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso..."
" Mulher eis ai o teu filho... Eis ai a tua mãe..."
" Tenho sede!"
" Meu Deus, meu Deus porque me abandonastes."
" Tudo esta consumado."
" Pai em tuas mãos entrego o meu Espirito."


Neste dia não se celebra a santa missa.


Acontece também o sermão da descida da cruz e em seguida acontece a procissão do enterro, levando uma esquife com a imagem do Senhor morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário